sábado, 30 de novembro de 2013

Drogas, Sexo e anorexia-o problema das modelos

Olá meninas estão boas?
Bom hoje venho falar de um assunto nada a ver com o que tenho colocado, vou falar de um dos problemas que é conhecido por muitos e desconhecido por outros tantos.
Todos sabemos que as modelos cada vez estão mais magras e cada vez assusta mais olhar para elas e ver a estrema magreza com que vivem e do corpo com que ganham a sua vida, mas esse não é o único problema, o que desconhecemos é o quê que elas tem que fazer para alcançar a fama que tanto procuram.. Pois é vedade, sexo e drogas.

Mais de metade das modelos são "convidadas" a perder peso, a consumir drogas, álcool e a ter sexo com as pessoas certas para chegarem ao sucesso.

Enquanto alguma pessoas anseiam por ver as novas tendências da moda, os seus olhos não conseguem ver o backstage onde muitas histórias como assedio sexual e partilha de cocaína acontecem. Neste sitio desconhecido por muitos, todas as modelos competem para atingir a magreza extrema. Histórias que alimentam uma industria tão milionária como perversa. Existem imensos episódios que as agências de modelos, os designers e toda a máquina do fashion world preferiam esconder. Aqui podem ler contos internacionais e nacionais sob forma de anonimato que vos fará ver este mudo com outros olhos.

1. A modelo dos braços gordos;


Ana Carolina Reston
O nome dela é Ana Carolina Reston e é de nacionalidade brasileira. Esta mulher sonhava desde pequena ser modelo. Por sorte tinha tudo o que era necessário para esse sonho acontecer e começou a trabalhar neste ramo com apenas 13 anos, após ter sido descoberta por uma "olheira" de uma agência. Apesar de ter 13 anos, logo na sua primeira produção disseram-lhe que era muito gorda, como é óbvio ninguém gosta deste tipo de observações, e Ana nunca mais voltou a ter confiança no seu corpo e em si até então. Desde logo começou a comer o menos possível. Alimentava-se apenas de tomate e maça, apesar de ser tão pouco, ela ainda forçava o vómito logo depois de ingerir a comida. Foi quando trabalhava no Japão que a sua obsessão por magreza se tornou uma doença, ela era apenas "carne e osso" nesse momento. Após terminar o seu trabalho, quando voltou ao Brasil foi imediatamente internada. Infelizmente, Ana Carolina Reston faleceu em 2006, com apenas 21 anos, com 1.71m de altura e apenas 40 kg na cama de um hospital. "Ela contou-me que perdeu dois trabalhos por ter braços gordos, mas disse para eu não me preocupar pois iria ficar super magra", revelou a mãe numa entrevista, após a sua morte da sua filha. Na época culparam " a ditadura da beleza" e a agência de modelos L'Equipe que representava Ana Carolina, que por sua vez foi acusada de explorar a anorexia da modelo brasileira. Querem saber o que responderam? Disseram que não a conheciam pessoalmente e que desconheciam da sua doença. Apesar de hoje em dia existir um peso mínimo para entrar na passerelle , a modelo Kate Moss disse numa entrevista que "não há beleza maior do que sentir-se magra" defendendo as modelos size zero.

Ana carolina, antes da anorexia e depois

2.  Negócios Sexuais;

Isto é demasiado grotesco, "Há raparigas que arrancam alguns dentes para ficarem com o rosto mais magro", diz a ex-modelo russa Katia Elizarova, e ainda acrescentou "Vi de perto muitas delas afundarem-se na bulimia, na anorexia e a consumirem cocaína para não sentirem apetite e terem energia suficiente para aguentarem a pressão e o trabalho excessivo do mundo da moda. Raparigas de apenas 16 ou 17 anos e serem drogadas por homens. Que também as embebedavam em festas onde eram apresentadas a empresários de sucesso... No fundo, tratava-se de negócios sexuais. Há muitos agentes que levam as modelos mais jovens a clubes para serem uma atracção para homens mais velhos e influentes" disse Katia a um jornalista britânico durante uma entrevista.


Katia Elizarova

3. A magia do pó branco;

A quase dez anos atrás surgiu um escândalo que envolveu a modelo mundialmente conhecida, Kate Moss. Foram publicadas fotografias da modelo a cheirar cocaína, isto fez com que ela perdesse milhares de dólares em contratos publicitários com grandes marcas. Para sua sorte, este "castigo" não durou muito e não lhe tirou o prestigio do seu nome nem a vontade dos designers a terem nos seus desfiles.



Também conhecidos por toda a gente são os ataques de fúria de Naomi Campbell e as suas agressões a quem a rodeia, que até a própria diz serem resultados de momentos de ira provocados pelo consumo excessivo de cocaína. Em 1999 a modelo britânica foi internada numa clínica de reabilitação de drogas e seguiu terapia para controlar a raiva, porém de vez em quando ainda atira telemóveis a assistentes, paparazzi's e etc.
Naomi Campbell
Estes são os nomes mais marcantes de modelos famosíssimas com histórias que envolvem a cocaína como "combustível" nas suas carreiras.

4. Sem dinheiro para comer;

Contudo, nem todas as modelos se drogam ou tem distúrbios alimentares. A pergunta é "porque que caem então nestas armadilhas dos negócios sexuais?" . "Quando se está a fazer tudo para conquistar um lugar na moda e se tem apenas 17 anos, o deslumbre é inevitável. As roupas de marca, os acessórios de luxo, todo o glamour que envolve os grandes desfiles..enfeitiçam. Na realidade, a maioria das raparigas que estão a começar não tem nada disso no seu dia-a-dia, antes pelo contrário, têm vidas cheias de dificuldades e são mal pagas. Se a agência para a qual trabalham não paga ou demora meses a pagar, não tem dinheiro nem para comer, e ao receberem uma mensagem ou um telefonema com um convite tipo 'vem a um jantar especial e traz as tuas amigas' elas vão a correr." explica novamente Katia Elizarova.



5. Violada pelo booker;

Nos bastidores dos grandes desfiles, especialmente nas semanas de moda internacionais, é óbvio que os excessos acontecem. Há mil e uma festas, álcool, alguém que sempre lhes oferece droga... mas, é na preparação para a passerelle e nos castings que algumas modelos sofrem as maiores atrocidades que se podem imaginar.

Karen Mulder, ex-modelos holandesa que trabalhou para a agência muito conhecida Elite Model, viu-se envolvida num acontecimento traumatizante. "Muitas raparigas que trabalhavam para a Elite (que lançou nomes como Linda Evangelista, Cindy Crawford e Naomi Campbell) sofreram abusos sexuais, tal como eu. Fui incentivada a consumir drogas duras e a ter sexo com homens influentes, nomeadamente da realeza do Mónaco, com a promessa de trabalhos importantes e grandes recompensas. Enganaram-me e abusaram de mim. Fui violada duas vezes por um booker ( profissional que faz a ligação entre os clientes e os modelos e com quem o modelo lida no dia-a-dia) que fazia a gestão da minha carreira. Quando me queixei ameaçaram-me de morte. Durante algum tempo o meu trabalho foi represntar a Elite como uma agência de confiança mas rapidamente me apercebi que era impossível fazê-lo, estou arrependida", disse Karen. Neste momento a ex-modelo tem 43 anos de idade.


Karen Mulder


6. O algodão que engana;
Kira Dikhtyar, modelo russa, revelou alguns dos vários truques que as manequins usam para emagrecer ou manterem um peso abaixo do normal, de forma a corresponderem ás exigências do mundo da moda, "Para além do consumo de drogas como a cocaína, também vi raparigas comerem bolas de algodão e pedaços de papel, para terem sensação de estômago cheio. Muitas vezes a pressão para não comerem vem dos agentes. Outras, são as próprias modelos que fazem tudo para terem um corpo diferente do que a natureza lhes deu.".Mas a lista de truques não fica por aqui," Há todo o tipo de injecções milagrosas. Vi modelos injectarem-se em quartos de hotel com cocktails à base de HCG, uma hormona produzida durante a gravidez que suprime o apetite e acelera o metabolismo", conclui a modelo nestas revelações chocantes.

Kyra Dikhtyar



Nós por cá:

O que escondem os castings à porta fechada? Qual é o papel do álcool?
O pequeno nicho de moda nacional não foge aos escândalos, uma revista contactou algumas pessoas ligadas ao meio nacional e estas foram as revelações:
  • "Fui modelo há 20 anos e na altura a industria era mais rudimentar e havia menos pessoas. Mesmo assim, não raras as vezes assisti ao consumo de drogas nas casas de banho e sobretudo em hotéis. Mas o álcool era sem duvida o motor de arranque para ficarmos desinibidas nas produções de moda e de festas"
  • "Muitas vezes, os modelos são convidadas a trocar de roupa em frente de um produtor de moda à porta fechada. E depois de estarem lá dentro... ninguém sabe ao certo o que se passa. Eu mesmo fui assediado por um produtor que me pediu para me despir à sua frente.Recusei-me a trabalhar mais para ele. Também há muito assédio sexual a novatos por parte de pessoas supostamente influentes que os invadem , com SMS com dicas, conselhos, promessas, convites..." 
  • "Quando uma jovem modelo começou a aparecer vestida com marcas de luxo, carteiras caríssimas, relógios e sapatos de topo, as mais velhas perceberam do que se tratava... Houve quem a alertasse para ter cuidado com os convites que recebia para desfilar no estrangeiro, que nunca se concretizavam. Mas ela pouco se importava com isso. Era uma prostituta não assumida"
Sei que ficou um pouco longo mas este assunto é realidade e é grave. Vale a pena sexualizarmos o nosso corpo em troca de fama. Eu nao concordo com nada destes absurdos.

Espero que gostem.

Beijinhos

8 comentários:

  1. aii que horror :( o que a fama faz às modelos :\
    sinceramente odeio este tema, para nem falar da bulimia!
    Já fiz um trabalho sobre a anorexia VS bulimia e para mim os dois são a mesma coisa, MATAM as pessoas por fora e por dentro aos bocados..

    Beijinhos lindaa **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade linda, eu sabia que elas consumiam cocaína mas para te ser sincera pensei que isso as fazia emagrecer, e faz, mas faz por lhes tirar o apetite. É macabro chegarem ao ponto de comer algodão só para não terem apetite, e aquilo que a Karen disse sobre a Elite mudou completamente a minha opinião sobre a agência. Uma das mais conhecidas e com tantos "podres" por trás.
      è mesmo muito triste. Beijinhos linda

      Eliminar
    2. pois é :\ mudam-nas completamente! para nem falar disso das agências, que as modelos é que ficam com a boa e má fama por causa dessas porcarias :x

      Eliminar
    3. Qual das músicas é que gostas?! eheh é que tem 4 músicas acho eu x) e algumas delas são calminhas :o
      Gostiii muiito madrinha lindaa <3

      Eliminar
    4. A musica que eu tava a falar era da primeira , mas depois ouvi a segunda e também gosto muito da segunda :)

      Eliminar
  2. (isto é às "prestações", que eu tou aqui com quase duas noites de sono acumulado --' e pensei que tinha visto comentários a mais teus xp)
    Eu costumo pintar quase sempre assim às minhas primas, aliás, ou com flores ou patinhas (que é o que cabe nas unhas delas e o que tenho paciência de fazer ahah) :p

    Beijinho linda e obrigada <3 **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah gosto de patinhas nas meninas :)
      Pois é tem as unhas pequenitas não dá para dar mais largas à imaginação ehehe
      Beijocas

      Eliminar
  3. a Ana Carolina era tão bonita.....

    Sónia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar